NASCE UMA STARTUP PARA AS PESSOAS E O MEIO AMBIENTE


30 May
30May

A Startup Acqua Logic nasceu em 2016 com o objetivo de contribuir com a conservação dos recursos hídricos e melhoria da qualidade de vida nas cidades. Destacamos alguns aspectos de extrema importância que devem ser colocados frente ao problema das perdas de água: um deles está relacionado à conservação de recursos naturais, pois quanto menos volume se perde no sistema, menor é a necessidade de explorar ou ampliar as captações de água, acarretando menor impacto ambiental. Outro diz respeito à saúde pública, em decorrência da existência de vazamentos na rede de distribuição de água, onde qualquer despressurização do sistema (racionamentos ou intermitência no abastecimento, por exemplo) pode levar à contaminação da água pela entrada de agentes nocivos na tubulação. Este risco não é meramente potencial, há diversos casos relatados, inclusive em países do primeiro mundo, de mortes ou doenças ocasionadas por contaminação de redes através dos pontos de vazamento após despressurização do sistema (Martins, 2001).

Objetiva-se prestar uma contribuição para com as corporações do saneamento, e consequentemente governo e sociedade, no intuito de auxiliá-las na busca por uma maior eficiência de suas ações operacionais. A atividade de Controle e Redução de Perdas enquadra-se totalmente na melhoria dos serviços prestados. Ressaltamos a baixa eficiência dos sistemas de abastecimento no Brasil, com média na casa dos 40%. Experiências como na cidade de Tóquio, cerca de 6%, atestam que existe um caminho a se aperfeiçoar na realidade brasileira e dão ideia do potencial de mercado para produtos e serviços neste campo de atuação.

O sucesso das ações contínuas para redução de perdas nas companhias de saneamento leva aos seguintes resultados principais: 1 - Melhor desempenho econômico da companhia, revertendo tal benefício em tarifas mais baixas aos clientes e melhorias e ampliações no sistema; e 2 - Postergação de novos investimentos na ampliação dos sistemas de produção, adução e reservação de água.

As perdas nos sistemas de abastecimento de água podem e devem ser reduzidas a um nível compatível com as condições ambientais e econômicas específicas de uma região, devendo ser uma busca permanente a racionalização dos processos e instrumentos de gestão das companhias de saneamento. Programas de Controle e Redução de Perdas encontram respaldo em instituições governamentais e não governamentais, sendo, inclusive, exigência das entidades nacionais e internacionais de financiamento para a concessão de empréstimos para as companhias de saneamento. O sistema Acqua Logic pode ainda auxiliar as concessionárias neste contexto.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.