30 May
30May

Cálculos realizados por especialistas estimam que em 2030, 40% da população mundial terá acesso insuficiente a água para fins higiênicos. Paradoxalmente são perdidos mundialmente 32 bilhões de m³ por vazamentos e outros 16 bilhões são entregues aos usuários sem a devida medição, segundo relatórios do Banco Mundial.

A ideia nasceu da observação por parte de nossa equipe técnica, de que na área de saneamento, em geral, as concessionárias não dispõem de programas de controle de perdas, e as que dispõem, não fazem uso de ferramentas integradas e inteligentes de gestão, ocasionando, em média, resultados deficitários, ficando a média brasileira na casa dos 40%, conforme documentos do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS). A realidade da América Latina e de outras regiões do planeta não é diferente, sendo as perdas classificadas como um problema global.

Conceitua-se perda como a parcela da produção de água que não foi faturada, ou seja, a diferença entre aquilo que foi produzido nas estações de tratamento e aquilo que é efetivamente faturado no usuário final. O sistema permitirá que os técnicos da administradora visualizem anomalias na rede de distribuição de água e consumos de clientes específicos, além de saber sua localização georreferenciada. É construído de tal modo que se permita a tomada das decisões de engenharia, de forma precisa e eficiente, com registro de acompanhamento de todos os resultados e ações para controle efetivo das perdas.

Segundo a Internacional Water Association, pode-se classificar as perdas em perdas reais e perdas aparentes. As perdas reais originam-se de vazamentos no sistema, em redes, ramais e acessórios, bem como extravasamentos em reservatórios. A redução destas permite diminuir os custos de produção e utilizar as instalações existentes para aumentar a oferta, sem expansão do sistema. As perdas aparentes são compostas pelos consumos não autorizados, problemas no cadastro e faturamento, bem como imprecisão dos equipamentos de macro e micromedição. Sob o ponto de vista de resultados estas permitem melhorar a eficiência dos serviços e o desempenho financeiro da instituição.

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